sexta-feira, 5 de novembro de 2010

DIGESTÃO - 2º ano textos complementares

A digestão passo a passo
Tereza Cândida

O início do processo digestivo se dá na boca, com a mastigação. A trituração e umidificação do alimento, (com o auxílio da saliva) o transforma em bolo alimentar. É nesta etapa do processo que se inicia a quebra do amido, um tipo de açúcar (carboidratos).

A faringe (pequeno tubo comum ao aparelho digestivo e respiratório) está junta a ossos e cartilagens que auxiliam na deglutição (ato de engolir).

Depois de passar pela faringe, o alimento se desloca por um tubo alongado e muscular chamado esôfago. O bolo alimentar é empurrado pelo esôfago por meio dos movimentos peristálticos, que nada mais são que contrações musculares.

Ao final do esôfago encontra-se o estômago, o órgão mais popular quando o assunto é digestão, que tem formato de bolsa. No estômago começa a quebra das proteínas e gorduras.

Logo depois do estômago, está a porção duodenal do intestino delgado. (Todo o aparelho digestório pode ser tido como um grande tubo contínuo, porém alargado em algumas porções). No intestino delgado é continuada a quebra das proteínas e carboidratos, além da absorção dos mesmos pelo organismo.

Na seqüência dos órgãos, o intestino delgado é seguido do intestino grosso. Nele é feita a boa parte da absorção da água que existe nos alimentos. É também no intestino grosso que o bolo alimentar vai se transformando em fezes, que é todo o material não absorvido pelo organismo e que será eliminado.

Chegamos ao final do processo digestivo: depois do intestino grosso, as fezes passam pelo reto, um canal que se abre no ânus, orifício por onde as fezes serão eliminadas.







SISTEMA DIGESTIVO


O Sistema Digestivo é formado pelo tubo digestivo e suas glândulas anexas e tem como função retirar dos alimentos ingeridos os nutriente necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo , isto é , o tubo digestivo tem a função de transformar alimento em nutrientes e absorvê-lo ,mantendo , ao mesmo tempo, uma barreira entre o meio interno e o meio externo do organismo .

Onde ocorre a digestão :

O primeiro passo deste complexo ocorre na boca ,onde o alimento é triturado pelos dentes na mastigação e umedecido pela saliva . Nesta região se inicia a digestão, do alimento ,processo que se continua no estômago e termina no intestino delgado ,onde o alimento é transformado em seus componentes básicas ,que são assim absorvidos .no intestino grosso há absolvição de água ,e consequentemente as fezes tornam-se semi-sólidas .

O que é digestão ?

É o conjunto de reações químicas por meio das substancias complexas macro moleculares são transformadas em outras mais simples ,de moléculas menores .

O tubo digestivo é formado por:

Boca

Faringe

Esôfago

Estômago

Intestino delgado

Intestino grosso

Ânus

As glândulas anexas são formadas por:

Glândulas salivais

Pâncreas

Fígado

Partes do tubo digestivo :

A boca :

É uma cavidade natural ,forrada por uma mucosa , que atua como porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo . é onde localizam-se os dentes ,a língua e desembocam as glândulas salivais .

Primeiras transformações :

São as mecânicas e químicas ,necessárias a digestão , a primeira ,pela ação dos dentes e da língua ,durante a mastigação ; Segunda pela atividade enzimática da ptialina (ou amilase salivar) enzima presente na saliva .

Glândulas salivares :

Possuímos três tipos de glândulas salivares : as parótidas ,as submandibulares e as sublinguais .elas são responsáveis pela produção diárias de cerca de um litro e meio de saliva ,que, juntamente com a mastigação ,realiza a primeira etapa da digestão .

Os alimentos que contém moléculas de amido (pães ,massas, batatas ,farinhas etc.) ,sob a ação da ptialina ,são quebrados em moléculas menores (maltose).

A língua :

É um órgão musculoso revestido por um tecido de várias camadas a apresenta-se presa pela sua extremidade posterior ao osso hióide. Ela participa da mastigação ,mantendo o alimento na linha de ação dos dentes ,atua na deglutição (ato de engolir) ,é fundamental para a articulação das palavras e o órgão responsável pela percepção do paladar.

Faringe :

É um tubo oco que liga a boca ao esôfago e também as fossas nasais á laringe .logo, a faringe é um órgão comum ao sistema digestivo e respiratório .

Durante a deglutição o palato é mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para trás ,jogando-o dentro da faringe ,que se contrai voluntariamente e projeta o bolo alimentar para o esôfago , nesse momento ,a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe (glote),impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias .

Você sabe como ocorre o engasgo?

Você talvez já tenha percebido que não podemos respirar e engolir ao mesmo tempo . quando as partículas alimentares entram inadequadamente na laringe , provoca um acesso de tosse cuja a finalidade é expeli-las das vias respiratórias . é o que chamamos de engasgo.

O esôfago :

É um tubo membranoso formado por músculos lisos e involuntários ,que empurram delicadamente o bolo para o estômago por meio de contrações e relaxamentos (movimentos peristálticos).

Podemos concluir que o alimento não cai no estômago diretamente pela ação da gravidade .Se uma pessoa deglutir alguma coisa , mesmo estando de cabeça para baixo, o material deglutido ainda assim será levado ao estômago .

O estômago :

É a parte mais dilatada do sistema digestivo ,podemos comportar de dois a quatro litros de alimentos . sua entrada denomina-se Cárdia ,onde o esôfago se comunica com o estômago e a outra abertura é o Piloro que se comunica com o intestino delgado.

Internamente o sistema o estômago é forrado por uma camada denominada mucosa gástrica ,responsável pela produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas , produtoras do suco gástrico , contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas ( pepsina , renina e lipase gástrica .)

Em conseqüência da secreção de ácido clorídrico ,o pH do suco gástrico fica normalmente entre 1.5 e 2.5 . A sensação de queimadura que você sente quando vomita ou regurgita alimento é causada pela acidez do suco gástrico em ação sobre membrana não protegidas .normalmente o muco forma barreira entre o epitélio do estômago e o suco gástrico e impede que o estômago se dirija a si mesmo.

Quimificação é a etapa do processo digestivo que ocorre no estômago.

Intestino delgado:

No intestino delgado a quebra das moléculas alimentares ,iniciada na boca e continuada no estômago ,é completada ,as moléculas alimentares são então absorvidas no sistema digestivo para o sistema circulatório ,pelo qual são enviadas ás células ,nesse órgão ,atuam Na digestão dos alimentos ,o suco gástrico , suco pancreatico e o bile.

Enzimas composta no suco intestinal:

Erepsina- transforma os peptídeos em aminoácidos .

Sacarase- transforma a sacarose

Maltase- transforma a maltose em glicose

Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose .

Lipase entérica- transforma os lípidios em ácidos graxos e glicerol.

O suco pancreatico é produzido pelas pâncreas que lança ao duodeno através do canal de Wirsung . as principais enzimas do suco pancreático são:

Tripsina- transforma em aminoácidos os peptídeos e quaisquer proteínas que não tenham sido transformada no estômago .

Amilase pancreática – transforma o amido em maltose

Lipase pancreática- transforma os lipídios em ácidos graxos e glicerol.

Produtos finais da digestão :

Terminada a digestão restam no intestino substancias mais simples ,que constituem os produtos finais do processo no intestino delgado recebem o nome de quilificacão .

Os componentes do quilo são :

*Glicose ,frutose e galactose –resultante da digestão dos carboidratos,.

*aminoácidos- resultantes da digestão das proteínas.

*ácidos graxos e glicerol- resultante da digestão dos lipídios .

Os produtos finais da digestão atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sangüínea .As vitaminas e sais minerais ,então são distribuídos para todas as células do corpo .

Depois que já houve a absorção dos nutrientes ao longo do intestino delgado ,o que sobrou do bolo alimentar ,(água, detritos etc.) deve ser enviado para o intestino grosso através dos movimentos peristálticos .

O intestino grosso :

A principal função do intestino grosso é reabsorver água .Suas células epiteliais secretam muco ,o qual lubrifica a massa de resíduo alimentar Qual vai perdendo água ,resta ainda no interior grosso um material não digestivo .formam-se então as fezes , que devem ser eliminadas do organismo.





A Digestão humana

Extracelular é a digestão denominada para o ser humano, sendo realizada através da trituração de alimentos, operações vitais e pela salivação. O aparelho digestório humano é constituído pela boca, faringe, esôfago,estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.



São incorporados ao aparelho digestório as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas.



4.1 Fenômenos físicos

A digestão se inicia na boca através da mastigação e deglutição. O alimento é empurrado para o meio do tubo digestivo através das contrações das fibras musculares.

Os músculos da faringe e da parte antecedente ao esôfago apresentam caneluras. Já os músculos da parte posterior do esôfago, intestino e do estômago são lisos.

As esfíncteres são componentes que estão em diferentes partes do tubo digestório. São constituídas por um músculo de fibra circulares:

Cárdia: está entre o esôfago e o estômago.
Piloro: está entre o estômago e o duodeno
Ileocólico: está entre o intestino delgado e o cólon
Anais internos e externos: está na parte inferior do reto.

4.2 Digestão na cavidade bucal

Amilase salivar ou ptialina - Enzima que atua sobre o amido e outros polissacarídeos (glicogênio, por exemplo), transformando-os em moléculas menores de maltose.

A digestão depende de fatores químicos importantes como, por exemplo, o pH. Existem três locais dosistema digestório que ocorrem os processos de digestão, e em cada um deles o pH é diferente.



Quando o amido é digerido pela saliva, se obtém a eritrodextrina, que juntamente com o iodo forma a cor vermelha, e em seguida se forma em acrodextrina, não mantendo coloração junto com o iodo, e se transformando em maltose.

Quando colocamos um alimento na boca nosso sistema nervoso nos manda estímulos através do cérebropara salivarmos, com isto, a ingestão do alimento ocorre de foram rápida e prática.

4.3 Digestão na cavidade gástrica

Muco: É uma substância viscosa produzida por glândulas que revestem o epitélio bucal. Que se mistura à saliva. Assim, o bolo alimentar torna-se viscoso, protegendo o epitélio do tubo digestivo contra o atrito provocado pela deglutição, preservando o estômago do HCl, e das moléculas do suco gástrico.

HCl: auxilia o recolhimento de ferro; pH de excelente qualidade; realiza a digestão de proteínas; impulsiona a enzima do suco gástrico; atua contra as bactérias provenientes do ar externo.

Pepsina: atua no suco gástrico e digere proteínas, como age em um alto teor de acidez, a enzima tem uma duração estimada baixa.

Gastrina: regula os hormônios, e tem a função de incitar o suco gástrico.

Enterogastrona: regula os hormônios, e tem a função de vedar o suco gástrico.

4.4 O suco pancreático

O suco pancreático tem um alto teor de bicarbonato, mantendo o seu pH entre 7,8 a 8,2. Ele é controlado por mecanismos hormonais e nervosos.

A secreção pancreática tem 6 enzimas diferentes que agem em seu suco pancreático, constituído com o alto teor de acidez.

Tripsina: é uma enzima que atua nas célula. animais ou vegetais, se coloca sobre a proteína quase digerida ou digerida, fazendo com que a mesma se torne cada vez menor.

Quimotripsina: enzima produzida através da ação da tripsina sobre o quimotripsinogênio, age sobre proteínas inteiras ou pouco digeridas, fazendo com que a mesma se torne cada vez menor.

Amilase pancreática: decompõe as moléculas de polissacarídeos e dissacarídeos em suas respectivas classes.

Lípase pancreática: decompõe a glicerina extraída dos corpos gordurosos e ácidos.

Nucleases: decompõe os ácidos ribonucléicos e desoxirribonuclease.

4.5 A bile

A bile e um líquido amargo expelido pelo fígado, originada a partir dos glóbulos vermelhos do sangue.

Os sais presentes na bile preparam o líquido para que se misture com a gordura, auxiliando a celeridade da reação química pelas lípases. Alem desta atividade os sais auxiliam no dissolvimento das partículas ingeridas pela boca.

O intestino delgado é revestido por uma gordura e uma membrana do organismo, e faz com que a vesícula se encurte através dos hormônios gerados, expulsando o líquido bilear.

4.6 O suco entérico

O suco entérico possui uma substancia viscosa (muco) com a função de evitar que ocorra uma autodigestão da parede intestinal. Além disso, possui também sete enzimas.

São elas:

Enteroquinase - transforma tripsinogênio em tripsina;
Erepsina - digerem oligopeptídios, transformando-os em aminoácidos;
Lípase - decompõe os lipídeos e os ácidos graxos;
Amilase - decompõe o grupo dos dissacarídeos;
Maltase - decompõe a maltose;
Lactase - decompõe a lactose e a glicose;
Sucrase - decompõe a sacarose, glicose e frutose.

Para que se possa ter uma secreção intestinal, são necessárias influências diretas, ou seja, a tensão violenta do intestino.



4.7 A absorção dos alimentos

O intestino delgado possui microvilosidades, que ampliam a região de absorção, por isso que os alimentos são absorvidos principalmente por este órgão.

Como a absorção de alimentos é uma atividade que resulta em gasto de energia, ela é realizada principalmente transporte ativo e difusão, porém, existem algumas substâncias que são absorvidas por pinocitose.

Depois que ingerimos os alimentos, a ação dos sucos estomacais transforma-os em uma massa pastosa denominada quimo. O intestino grosso recebe aproximadamente 500 ml de quimo por dia, e grande parte da água e dos eletrólitos são absorvidos, sendo eliminado somente 100 ml nas fezes.

No intestino grosso há a presença da flora intestinal, formada por um conjunto enorme de bactérias, que são responsáveis pela produção de vitaminas e gases importantes.


Quiz Online
Este tópico possui questões. Clique para respondê-las.


Video relacionado










Um pouco mais sobre digestão nos links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário